terça-feira, 5 de julho de 2011

Tetrack de volta à ativa


Foram exatos 28 anos de espera. Tempo demais longe do estúdio para o grupo que causou um enorme impacto na cena musical jamaicana com o álbum "Let's Get Started", lançado em 1980, em parceria com o genial Augustus Pablo.
O grupo, formado originalmente pelo vocalista Carlton Hines e pelos backing vocals de Dave Harvey e Paul Mangaroo, lançou ainda alguns singles e o álbum "Trouble", em 1983, para o produtor Augustus "Gussie" Clarke.



Em meados dos anos 80 os integrantes do grupo Tetrack migraram para os EUA, e apesar de manterem contato entre si, somente o vocalista Carlton Hines manteve-se ativo no meio musical.

No início dos anos 2000, Carlton retornou a Jamaica e junto de seu irmão Jimi Hines eles montaram o Artistic Recording Studio.
Carlton passou então a fazer os vocais de apoio para alguns dos artistas que vinham gravar em seu estúdio. Era o necessário para manter a chama acesa.

Aos poucos, Carlton foi percebendo que a magia ainda estava no ar. Sua voz permanecia intacta, e assim ele decidiu que já era mais do que hora de o grupo Tetrack voltar ao estúdio.
Imediatamente Carlton entrou em contato com os antigos parceiros Paul Mangaroo e Dave Harvey. Paul havia parado de cantar quando deixou a Jamaica nos anos 80, e não demonstrou interesse em voltar aos estúdios. Já Dave demonstrou algum interesse, porém ainda era necessário mais uma pessoa.



É aí que surge a figura do cantor Norris Reid, amigo de longa data de Carlton, e que também estava morando nos EUA.

Carlton foi quem apresentou Norris Reid a Augustus Pablo. Segundo o próprio Carlton Hines, não fosse alguns desencontros Norris Reid teria feito parte do Tetrack ao invés dos Viceroys.
Norris Reid aceitou o convite de imediato, e entre os meses de março e abril de 2008 as gravações para o álbum "Unfinished Business" tiveram início.
O nome do álbum não poderia ser mais apropriado, afinal resume o sentimento dos músicos e de todos os fãs acerca do grupo Tetrack: um trabalho inacabado, ainda a ser feito.

Porém, o trabalho iniciado em 2008 foi interrompido, e por motivos pessoais o vocalista Dave Harvey abandonou o projeto.
Em maio de 2009, Carlton Hines e Norris Reid retomaram os trabalhos, finalizando as faixas instrumentais e gravando os vocais no Artistic Studio.



O álbum possui faixas que foram inicialmente ensaiadas com Augustus Pablo, mas que nunca foram lançadas, como "Some A Dem", "Nah Give Up" e "Shirley".

Outra faixa que compõe o álbum é a excelente "Dread Out Deh", que já está disponível em compacto 7 polegadas.
A música fez parte de um álbum gravado para o produtor "Gussie" Clarke. O LP não foi concluído, e "Gussie" regravou a faixa com o grupo The Mighty Diamonds e a incluiu no álbum "Real Enemy".

Em suma, o novo álbum "Unfinished Business" é uma mistura do que foi e do que é atualmente o Tetrack. Uma tentativa de cobrir os últimos 28 anos longe do estúdio da melhor forma possível.
"Unfinished Business" foi inteiramente gravado no Artistic Recording Studio, produzido por Carlton Hines, co-produzido e mixado por seu irmão Jimi Hines, e com participação de músicos do calibre do baixista Chris Meredith e do trumpetista David Madden, entre outros.
O lançamento do álbum está previsto ainda para este ano, e sem dúvida alguma este é um dos retornos mais aguardados da música jamaicana nos últimos tempos. Vida longa ao Tetrack!


Outras Postagens



Nenhum comentário:

Postar um comentário